O extravio ou a perda da bagagem é uma das situações que mais preocupam os passageiros na hora de viajar.
São vários os motivos que podem ocasionar o extravio ou perda da bagagem.
Deste modo, é fundamental que o passageiro se atente a alguns fatores que podem evitar tal inconveniente, como por exemplo os seguintes:
- Personalize sua bagagem: modelos parecidos podem levar ao engano dos passageiros, portanto, personalizar sua mala com faixas, adesivos ou chaveiros pode evitar essa situação.
- Certifique-se de que sua mala está devidamente etiquetada com suas informações pessoais, como nome completo, endereço e telefone para contato.
- Fique atento à esteira: pessoas mal-intencionadas podem furtar seus bens sem que você perceba, logo, fique atento aos locais onde deixa sua bagagem, bem como à esteira para retirada daquela.
Em caso de extravio ou perda de bagagem, o que se deve fazer é dirija-se ao balcão da companhia aérea e solicite o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) para comunicar o ocorrido, informando todos os pertences que estavam na mala e seus dados para contato.
Caso a companhia aérea não entregue a bagagem imediatamente, o passageiro poderá exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade.
De acordo com a ANAC, se a bagagem não for encontrada em até 07 dias, o passageiro terá direito à indenização.
Em caso de dúvidas, busque a orientação de um advogado especialista em Direitos do Consumidor.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e comente, e em caso de dúvida, entre em contato conosco agora mesmo!