Como Agir se o Plano de Saúde Nega Atendimento de Urgência?
É comum o plano de saúde negar atendimento aos pacientes, mesmo em casos de urgência ou emergência, sob a principal justificativa de carência contratual.
Ocorre que, a lei é clara ao estipular que a carência máxima para atendimento de urgência e emergência é de apenas 24h.
Por isso, se o plano de recusar a atender nesses casos, o indicado ao paciente é agir da seguinte forma:
- Verifique se o hospital, de fato, fez a solicitação da cobertura da internação para o plano;
- Exija que o plano envie as razões da recusa por escrito;
- Após o atendimento de urgência, tire foto ou peça cópia de todos os documentos, especialmente do prontuário, do relatório médico do paciente e da conta hospitalar que o plano se recusou a cobrir;
- Feito isso, entre em contato com a operadora e peça novamente o pagamento das despesas, documentando tudo;
- Recusando-se novamente a realizar o pagamento, é possível fazer uma reclamação contra o plano na ANS e no portal consumidor.gov;
- Por fim, o consumidor poderá entrar com uma ação na Justiça para ser ressarcido e indenizado por danos morais.
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