Conheça aqui a vantagem da cobrança judicial de dívidas.
Cobrar uma dívida não é fácil, contudo, a cobrança judicial possui vantagem na realização desta tarefa, pois é uma maneira ágil e eficaz de receber uma dívida.
O Poder Judiciário possui diversas ferramentas para buscar o patrimônio do devedor.
O BacenJud é um sistema através do qual o Juiz pode solicitar ao Banco Central informações a respeito de contas bancárias do devedor em todos os bancos registrados no Brasil.
No final do ano de 2019 este sistema foi aprimorado, o tornando ainda mais eficiente para facilitar as cobranças judiciais.
Diante disso foi criado o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD), cujo principal objetivo é garantir a eficiência dos procedimentos jurisdicionais.
Dentre as funções já permitidas pelo BacenJud, o novo sistema admite a solicitação de informações detalhadas sobre extratos em conta corrente, e com isto os juízes podem requerer informações como:
– Fatura do cartão de crédito;
– Cópias de cheques
– Extratos do PIS e FGTS;
– Cópia dos contratos de abertura de conta corrente e de investimento.
O SISBAJUD possui uma ferramenta conhecida como “teimosinha”, que permite que todos os valores que forem depositados em uma conta durante determinado tempo seja imediatamente bloqueados, impedindo que o devedor saque ou transfira o dinheiro para outra conta.
Com o novo sistema poderão ser penhorados, além dos valores em conta corrente, as ações e ativos mobiliários em renda fixa em nome do devedor, gerando uma enorme vantagem da cobrança judicial.
Se este conteúdo foi útil para você comente e compartilhe com seus amigos!