Introdução:
Mentir para a seguradora pode custar caro! Um motorista acionou a Justiça após ter sua indenização negada por uma seguradora, mas o tribunal decidiu contra ele. O motivo, notadamente, foram informações falsas no contrato e na notificação do sinistro.
O Que Aconteceu?
Primeiramente, o motorista alegou que teve o carro furtado e exigiu o pagamento da seguradora. Posteriormente, a seguradora identificou inconsistências: endereço diferente do registrado, pagamento do seguro feito por terceiro e boletim de ocorrência registrado apenas dois dias após o suposto furto. Nesse contexto, o juiz reconheceu que o motorista violou o dever de boa-fé, previsto no Código Civil, e manteve a recusa da indenização com base no art. 766 do CC.
Quais as Consequências de Prestar Informações Falsas ao Seguro?
Se você fornecer informações falsas ou omitir fatos importantes ao contratar um seguro, pode perder o direito à indenização caso precise acioná-lo. Isso vale para dados pessoais, histórico de sinistros e, além disso, até o local de residência informado na apólice.
Como Evitar Problemas e Garantir a Cobertura do Seguro?
- Seja transparente ao contratar o seguro e relatar sinistros.
- Guarde todas as documentações de compra e seguro do veículo.
- Registre boletins de ocorrência imediatamente após um sinistro.
Problemas Com Seguradoras? Busque Orientação Legal
Tem problemas com seguradoras? Se a empresa negou sua indenização injustamente, um advogado especializado pode avaliar seu caso e garantir seus direitos. Entre em contato para entender como podemos ajudar!